Publicado em: 27/11/2023

O tampo de vidro para mesa caracteriza-se como algo não só funcional, mas também possui um alto valor quando pensado na decoração de um ambiente. Uma mesa de jantar produzida em vidro valoriza e eleva a estética de mesas de diversos tipos e estilos. São peças essenciais para montar um móvel que servirá de apoio às refeições ou objetos decorativos. 


 


Hoje, você  ficará por dentro de características sobre tampo de vidro para mesa, além do manuseio e instalação deste item. Por meio deste pequeno e prático guia, você entenderá qual o melhor vidro para tampo de mesa e mais informações sobre o uso desse produto moderno.


Tipos de vidros mais indicados para tampos de mesa

O tampo de vidro para mesa deve ser produzido de forma a oferecer segurança adequada, brilho, resistência e com qualidade de acabamento para que a mesa mantenha o seu propósito. Saiba agora quais os vidros que preferencialmente são indicados para tampos de mesas.
 

Vidro temperado

Um dos vidros mais utilizados para os tampos de mesa é o vidro temperado. Esse tipo de vidro faz parte de uma categoria conhecida como “vidros de segurança”. A têmpera é o processo responsável pela segurança desse vidro.
 

Vidro laminado

O vidro laminado também é considerado um vidro de segurança, pois é composto de duas ou mais lâminas de vidro, que são fortemente interligadas sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de Polivinil Butiral (PVB).
Vidros laminados podem ser utilizados em tampos de mesas de diversas formas. Há quem aprecie suas bordas rústicas, porém, essa característica pode também ser embutida em moldura de madeira ou outro material.
O único cuidado a ser tomado com a utilização de vidros laminados para tampos de mesas é evitar o contato direto com panelas quentes diretamente sobre sua superfície, pois o PVB pode ser danificado pela alta temperatura.

 

Vidros espessos

O tampo de vidro para mesa também pode ser produzido com vidros comuns (ou float), desde que possuam espessura adequada, podendo chegar ao limite de 19 mm que é a espessura máxima produzida pelos fabricantes nacionais.
 

Manuseio e instalação

O tampo de vidro para mesa deve ser manuseado com o máximo de cuidado e atenção, para que ele não seja danificado, assim como o projeto geral da mesa. Ao ser colocado, o item deve ser apoiado em madeira ou material macio, pois eles evitarão que o vidro seja riscado ou arranhado no local de apoio.
No caso de vidros espessos, o material macio utilizado para apoio não deve ser muito frágil, tal como gotas adesivas de silicone, pois elas serão esmagadas pelo peso do vidro em pouco tempo de uso. No mercado existem borrachas de silicone e outros materiais que oferecem maior resistência e garantem a durabilidade necessária para essa função de apoiar e evitar o contato do vidro com superfícies duras.
Se o vidro utilizado para o tampo for muito leve, deve ser utilizado borracha ou material que impeça o seu deslizamento para os lados. Além disso, é importante ressaltar que os tampos de vidro quadrados, retangulares, triangulares e outros que possuem pontas, devem ser produzidos com quinas arredondadas, caso contrário, será preciso utilizar protetores para evitar acidentes, especialmente com crianças pequenas.
 

Concluímos que o tampo de vidro para mesa é um item versátil, moderno e diferenciado, que consegue elevar a estética de qualquer espaço. Aposte nesse produto em seus projetos e se surpreenda.